.
Terpsí Teatro de Dança é uma companhia de Dança Contemporânea, criada em 1987 pela união de alguns artistas gaúchos. Sua trajetória tem sido dedicada, em essência, à pesquisa de uma linguagem única, que resgata as experiências humanas e rompe a barreira que separa os intérpretes da obra, pois eles são a obra. É nesta vertente que se identifica com a Dança-teatro.

Foi uma das duas companhias a representar o Brasil no Carlton Dance Festival 90, ao lado de companhias como Nikolais and Murrais Louis e Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch. Entre os diversos prêmios recebidos ao longo de duas décadas, destaca-se o Prêmio Estímulo de Teatro e Dança, concedido pela Secretaria de Cultura da Presidência da República e Instituto Brasileiro de Arte Cultura. A convite, a companhia se apresentou nos festivais Danza Libre (Uruguai), I Porto Alegre em Buenos Aires (Argentina), 1ª, 3ª, 5ª e 9ª edições do Porto Alegre em Cena (Brasil), 1ª, 2ª e 3ª edições do Circuito Nacional de Dança BrasilTelecom (Brasil) e Diálogo entre Sul e Norte – As Artes Cênicas aproximando o Brasil (Brasil). Em 2006, em associação com o diretor teatral Décio Antunes, apresentou o espetáculo Mulheres Insones, vencedor em diversas categorias do Prêmio Quero-Quero (SATED-RS e Assembléia Legislativa-RS) e Prêmio Açorianos de Dança (Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre), em ambos foi eleito o Melhor Espetáculo de Dança de 2006.
.
No ano comemorativo de seus 20 anos, o Terpsí Teatro de Dança realizou, em Porto Alegre, o projeto Proteínas Terpsí, de abril a julho de 2007. Esse projeto recebeu do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), o Prêmio Klauss Vianna, que tem viabilizado a produção de diversos projetos em Dança no Brasil. Também recebe apoio cultural do projeto Usina das Artes do Centro Cultural Usina do Gasômetro, Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Museu do Trabalho.
.
Atualmente desenvolve o Projeto PTerPsí Pum PBrinPcanPte Pno PMuPseu, financiado pelo Fumproarte com o especial objetivo de inaugurar o Centro de Estudos Coreográficos Terpsí, estabelecendo uma parceria com o Teatro do Museu do Trabalho.
.