CEC – POSSIBILIDADES
Centro de Estudos Coreográficos Terpsí


Workshop: Dança (aberta) contemporânea

Com Virgínia Souza / SP


Dia: 04 de outubro 2010 /2ª - feira
Horário: 09 às 12 horas - O workshop terá duração de três horas.
Local: Teatro Renascença - Avenida Érico Veríssimo, 307, Menino Deus, Porto Alegre / RS

Atividade gratuita!

Inscrições em: www.terpsi.com.br


Introdução:
Através de jogos teatrais e exercícios de improvisação o workshop incentivará a experimentação artística de cada participante. É importante identificar as habilidades e qualidades de movimento de cada um, tentando unir o conhecimento que possuem, com as possibilidades da dança. Essas aulas serão abertas para qualquer pessoa, sendo com ou sem deficiência, tendo experiência em dança ou não. Para a danca contemporânea o importante são os caminhos de adaptação e descoberta de possibilidades que o dançarino encontra. Entendemos que recebendo os devidos estímulos, as pessoas começam a entender melhor o próprio corpo e as maneiras de utilizá-lo artisticamente.

Metodologia:
Este workshop utilizará técnicas de dança contemporânea, especialmente DanceAbility.


Objetivo:
A partir dos exercícios propostos, fazer com que os participantes tenham a capacidade de utilizar a dança como forma de expressão. O objetivo é perceber que não é necessário um tipo físico específico ou uma habilidade pré-estabelecida; as pessoas mantém suas características e descobrem possibilidades, facilidades, dificuldades em sua movimentação e na do outro.


Avaliação:
Esse workshop pode proporcionar uma nova compreensão a respeito de padrões corpóreos e dança. Atualmente existem muitas técnicas de dança reconhecidas pela sociedade, porém, as pessoas nem sempre se identificam e sentem vontade de aprender alguma delas. A dança contemporânea propõe uma aproximação da dança com essas pessoas, fazendo com que alguns estereótipos sejam quebrados e a dança seja vista como uma arte mais próxima e acessível.


Público-alvo:
Pessoas com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança.


Virgínia Souza
Formada em Comunicação das Artes do Corpo, com habilitação em Dança pela PUC/SP. Atualmente cursa Pedagogia pela USP. Trabalhou como estagiária de dança por quase dois anos na AVAPE, instituição que oferece serviços para pessoas com deficiência. Apresentou a monografia de conclusão de curso denominada "Corpos singulares e dança contemporânea - um espaco de arte para pessoas com deficiência", com orientação do professor Sergio Basbaum. Participou de workshops sobre técnicas de dança para pessoas com deficiência, como Danceability, com orientação de Neca Zarvos em São Paulo, do Teacher Training com Candoco Dance Company e Summer Course com DV8 Physical Theatre, ambos em Londres, Inglaterra. Trabalhou em projetos da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Participação e Parceria como professora e arte-educadora de dança em comunidades menos favorecidas de São Paulo.

Realização:
Terpsí Teatro de Dança
www.terpsi.com.br


Organização:
CEC – Terpsí
Processo C3 Grupo de Pesquisa
Informe C3 Revista Digital
www.processoc3.com


Apoio:
Centro Municipal de Dança
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
Museu do Trabalho


CONTATO E INFORMAÇÕES:
terpsi.contato@yahoo.com.br
(051) 9306-0982 begin_of_the_skype_highlighting (051) 9306-0982 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (051) 9306-0982 end_of_the_skype_highlighting

www.terpsi.com.br
www.processoc3.com

Nenhum comentário: